quinta-feira, junho 15, 2006

Saudade

saudade
do ant. soedade, soidade, suidade < Lat. solitate, com influência de saudar

s. f.,
lembrança triste e suave de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhada do desejo de as tornar a ver ou a possuir; pesar pela ausência de alguém que nos é querido; nostalgia;

Bot.,
nome de várias plantas dipsacáceas e das respectivas flores;
(no pl. ) lembranças afectuosas a pessoas ausentes;
(no pl. ) cumprimentos;


É um sentimento ou um estado de espírito.. Uma palavra única no mundo.. a tal que não tem tradução.. apenas uma explicação do sentido.

Às vezes, é um sentimento doce, por pensarmos nas gargalhadas que demos com alguém, nas viagens que fizemos com os amigos, presentes, praia, músicas, noites bem passadas.... Mas muitas vezes a saudade é um sentimento triste, por sentirmos a falta de alguma coisa que nunca mais vamos poder voltar a ter, por sabermos que há certos momentos que são irrepetíveis, por mais que os voltemos a repetir. Há coisas que têm data de validade.. e temos que as aproveitar na altura certa, sob o risco de nunca mais voltarmos a ter esse hipótese.. Há fracções de segundo que definem a nossa vida.. a diferença entre o sim ou o não.. entre o vou ou não vou.. pequenas coisas que fazemos todos os dias que podem mudar tudo.. ou não.

Quando se está longe de casa é normal sentir-se saudades. Eu sinto saudades de muitas coisas!

Do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, da minha avó, da minha casa, do meu namorado, dos meus amigos, da minha cama, do meu carro, de tomar café, do bairro, do lux, da noite.. das compras, de conversar horas ao telefone, de não ter horas pra acordar, de não fazer nada em casa, da praia, do mar, do final de tarde, de sangria, de pastéis de nata e dos gelados itália.. de fotografias, do algarve, do verão, de melancia, das férias, de lisboa.. da praia grande, do por do sol, das idas aos bolos, de surpresas, de presentes, de novidades e cuscuvilhices.. do castelo, dos miradouros, do rio, das pessoas, dos santos, dos aniversários, de caipirinhas no fernando, dos morangos com açúcar.. do axn, da fox, de manga, das tardes sem fazer nada, dos mimos, de passear, de viagens.. do cinema, das noites a ver novelas, das mensagens grátis, dos táxis a 2€, de telefonar só pra dizer olá, das coisas simples, de abraços, sorrisos.. de tudo e de nada.

Não podemos ficar presos ao que já passou e já não volta. Mas se sentimos saudades foi porque as coisas foram boas. E são essas coisas boas que nos fazem felizes..

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

falou e disse.éisso mesmo.anche io
joana

15 junho, 2006 19:35  

Enviar um comentário

<< Home